Ozonoterapia na Estética
A Ozonoterapia é uma técnica que utiliza o ozono clínico em aplicações de estética ou como agente terapêutico para prevenir ou tratar doenças.
Na promoção da sua Beleza, tem a vantagem de ser um tratamento natural para o rosto, cabelo e corpo, sem recurso a substâncias sintéticas, extremamente eficaz, rápido e sem efeitos colaterais.
Em alguns casos, a Ozonoterapia pode ser complementada por outros tratamentos de rosto, capilares ou corporais como microagulhamento ou peeling.
Aconselhe-se junto do seu terapeuta e cuide da sua beleza.
Esta consulta é para si, se procura…
- Tratamentos de beleza naturais, sem uso de substâncias sintéticas;
- O emagrecimento;
- Eliminar gordura localizada;
- Melhorar a celulite;
- Tratar a flacidez da pele;
- Recuperar a firmeza de seios, barriga, glúteos, coxas e braços;
- Atenuar marcas de estrias, cicatrizes ou queimaduras;
- Tratar varizes e derrames;
- O rejuvenescimento facial;
- Tratar acne;
- Aclarar manchas na pele;
- Melhorar qualidade e tom da pele;
- Fortalecimento e crescimento dos cabelos.
Como funciona?
O ozono medicinal é obtido a partir de uma mistura de oxigênio e ozono em diferentes proporções, dependendo da finalidade para a qual será utilizado.
Oferece benefícios como propriedades anti-inflamatórias e antissépticas, regulação do stress oxidativo e melhoria da oxigenação dos tecidos por meio do estímulo da circulação sanguínea.
Cada vez mais são reconhecidas as vantagens da Ozonoterapia em aplicações terapêuticas e em tratamentos estéticos faciais, capilares e corporais, com uma grande diversidade de indicações.
O Ozono na Estética pode ser aplicado duas formas: local ou sistémica. A aplicação local é feita através de: sacos inflados com gás; injeção subcutânea; uso tópico (com água, óleo ou dermocosméticos ozonizados. Já a aplicação sistémica procura tratar os problemas estéticos aumentando o metabolismo e o sistema imunitário. A principal via de aplicação sistêmica é a retal, com uma sonda bem pequena por onde o gás é introduzido no paciente e absorvido pela mucosa da região.
A Ozonoterapia não tem efeitos secundários descritos. Quando entra em contacto com o organismo do paciente, o Ozono converte-se em Oxigénio. Uma vez que é uma substância natural, é de imediato absorvida.
No entanto, não pode ser administrado por via inalatória, e o uso desta técnica está contraindicado em caso de gravidez, intoxicação alcoólica aguda, enfarte cardíaco, favismo, hipotiroidismo grave e alergias ao ozono.
Benefícios
Os principais benefícios da ozonoterapia na estética são:
- Melhoria da circulação sanguínea e linfática;
- Quebra das células de gordura;
- Libertação de fatores de crescimento que promovem a regeneração dos tecidos;
- Estímulo à produção de enzimas antioxidantes;
- Controlo dos processos inflamatórios;
- Vasodilatação pela libertação de óxido nítrico.
Ozonoterapia para o envelhecimento da pele
Os sinais do envelhecimento da pele surgem devido aos processos inflamatórios e à ação dos radicais livres que afetam as células cutâneas, dificultando a renovação do tecido.
A ozonoterapia proporciona efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, pelo que pode ser utilizado para combater esses danos, preservando a aparência jovem e saudável da pele por mais tempo.
Por outro lado, este procedimento estimula a circulação sanguínea, o que aumenta a absorção de oxigénio e nutrientes pela pele, favorecendo a libertação de fatores de crescimento, que são moléculas que induzem a regeneração do tecido cutâneo. Por fim, também aumenta a produção de colágeno e elastina, as proteínas responsáveis pela estrutura e firmeza da pele.
Dessa forma, a ozonoterapia pode ser utilizada para combater o envelhecimento da pele e melhorar a sua aparência, proporcionando benefícios como:
- Clareamento de manchas;
- Combate à flacidez;
- Redução do queixo duplo;
- Redução das cicatrizes de acne;
- Suavização de rugas e linhas de expressão;
- Uniformização do tom da pele.
Ozonoterapia Capilar
A aplicação de ozono medicinal favorece a circulação sanguínea no couro cabeludo ao mesmo tempo que rejuvenesce e fortalece os folículos pilosos.
A ozonoterapia pode ser utilizada para tratar a alopecia, calvície, queda de cabelo, falhas do pelo na barba, cabelos frágeis, bem como vários outros problemas relacionados ao cabelo e couro cabeludo.
Veja aqui alguns dos benefícios:
- Ajuda no crescimento
- Fortalece os fios
- Rejuvenesce os fios
- Elimina infeções microbianas do couro cabeludo ou dos fios
- Dá volume, deixando o cabelo mais encorpado
- Repara e reconstrói os fios
- Ajuda a eliminar as pontas duplas
- Diminui o “frizz”
- Combate a caspa
- Dá mais brilho
- Torna o cabelo mais macio
Ozonoterapia para gordura localizada
Por ser capaz de romper a membrana das células de gordura, o ozono é um forte aliado no tratamento de gordura localizada, pois faz com que essas células sejam dissolvidas no organismo.
A ozonoterapia pode ser aplicada nas regiões de gordura localizada, como abdómen, flancos, coxas, nádegas, queixo duplo, etc.
Ozonoterapia para celulite
Além de quebrar as células de gordura, o ozono medicinal aplicado por via subcutânea estimula a produção de colagénio, a proteína que dá sustentação à pele, tornando-a mais forte e firme.
Dessa forma, a ozonoterapia trata a celulite, pois ajuda a desmanchar os nódulos de gordura e a melhorar o relevo cutâneo típico do efeito “casca de laranja”, deixando a pele mais lisa e uniforme.
São necessárias poucas sessões para resultados visíveis e este procedimento pode ser utilizado em diversas partes do corpo: braços, glúteos, coxas e abdómen.
Ozonoterapia para estrias
A Ozonoterapia tem como resultado rejuvenescer a pele e estimular a produção de colagénio. Por essa razão, é extremamente eficaz no tratamento de estrias, permitindo atenuar o aspeto destas “cicatrizes”, quer se trate de estrias brancas ou vermelhas.
O tratamento para estrias pode ser feito em qualquer zona; glúteos, coxas, lombar, barriga, seios, etc.
Ozonoterapia para cicatrizes e queimaduras
A ozoniterapia pode ajudar no tratamento de cicatrizes indesejadas, pois atua no aumento da oxigenação, o que possibilita a ativação de várias enzimas antioxidantes do nosso corpo, melhorando a circulação sanguínea.
Passado algumas sessões, é possível atenuar o aspeto de qualquer cicatriz, quer tenha tido origem numa lesão, procedimento cirúrgico, etc.
Ozonoterapia para varizes e derrames
Como a aplicação do ozono medicinal aumenta a vascularização dos tecidos, favorecendo a chegada do sangue e do oxigénio até o local da aplicação, permite suavizar a aparência de varizes e derrames, deixando a pele com um aspeto mais uniforme.
Ozonoterapia para firmeza dos seios, barriga, glúteos, coxas e braços
A ozonoterapia é uma alternativa eficaz à cirurgia plástica na recuperação da firmeza dos seios.
O melhor resultado obtém-se no caso de seios flácidos devido à amamentação. Em seios flácidos devido à idade ou por uma dieta de emagrecimento os resultados são considerados satisfatórios.
Com este procedimento, a paciente obtém seios mais firmes e uma pele mais elástica.
Por outro lado, por estimular a produção de colagénio e elastina (fibras que dão sustentação à pele), a ozonoterapia ajuda em casos de flacidez causadas pelo envelhecimento natural do organismo.
Assim, é possível recuperar a firmeza da barriga, glúteos, coxas e braços.