Ozonoterapia
A Ozonoterapia é uma técnica que utiliza o ozono clínico como agente terapêutico, num grande número de patologias e em aplicações de estética.
Para além de contribuir para o seu bem-estar e qualidade de vida, esta terapia natural ainda proporciona maior economia e viabilidade pois pode dispensar o uso de alguns medicamentos e a ocorrência de procedimentos cirúrgicos.
Em alguns casos, o tratamento pode ser complementado por Biorressonância Quântica, Suplementos Alimentares ou Medicina Tradicional.
Aconselhe-se junto do seu terapeuta e cuide da sua saúde.
Como funciona?
A Ozonoterapia é uma método terapêutico que recorre ao ozono, uma molécula composta por 3 átomos de Oxigénio (O3). É facilmente assimilado pelo corpo humano, a molécula extra de oxigénio presente no ozono separa-se, deixando apenas o oxigénio (O2). Esta separação permite, em simultâneo, elevados processos de oxigenação e de oxidação, que se revelam eficazes no tratamento de diversas patologias.
O Ozono possui propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, drenantes, oxigenantes, antioxidantes e atua como moderador de radicais livres, o que faz da Ozonoterapia uma terapia versátil e cada vez mais praticada em todo mundo como um excelente recurso clínico.
O Ozono pode ser aplicado via retal, no sangue, na pele, nas articulações ou via muscular. Também é possível aplicar ozono através de óleos e azeites ozonizados.
A Ozonoterapia não tem efeitos secundários descritos. Quando entra em contacto com o organismo do paciente, o Ozono converte-se em Oxigénio. Uma vez que é uma substância natural, é de imediato absorvida.
No entanto, não pode ser administrado por via inalatória, e o uso desta técnica está contraindicado em caso de gravidez, intoxicação alcoólica aguda, enfarte cardíaco, favismo, hipotiroidismo grave e alergias ao ozono.
Benefícios
A Ozonoterapia melhora a qualidade de vida dos pacientes, uma vez que o ozono tem vários efeitos biológicos fantásticos!
- Combate o envelhecimento e o stress oxidativo;
- Estimula o crescimento dos globos brancos, ativando o sistema imunológico;
- Ativa a defesa antioxidante endógena do organismo;
- Antibacteriano e germicida superpoderoso que combate bactérias e vírus;
- Atua em estados inflamatórios agudos e crónicos;
- Ajuda os tecidos a cicatrizarem, podendo ser utilizado em feridas e queimaduras extensas;
- Atua como um complemento ao tratamento de doenças oncológicas;
- Alivia sintomas e dores articulares;
- Melhora o metabolismo na oxigenação do corpo humano;
- Estimula o metabolismo dos globos vermelhos oxigenando os tecidos;
- Melhora o fluxo do sanguíneo, o qual é estimulado;
Prevenção de doenças
Os benefícios do ozono vão para além do tratamento de doenças. A Ozonoterapia pode ser utilizada como um método eficaz de prevenção.
O ozono tem o poder de modulação do sistema imunitário, libertando protetores celulares, aumentando a resistência às doenças; o ozono tem alto poder oxidante. Isto permite o combate ao envelhecimento das células e do organismo.
Portanto, uma pessoa em qualquer momento da vida pode usar a Ozonoterapia para melhorar o seu metabolismo, a imunidade e a resistência às doenças.
Além disso, a sua utilização no âmbito da estética como anti-aging torna os tratamentos com ozono uma terapia muito eficaz.
Tratamento Terapêutico
A aplicação do Ozono com fins terapêuticos remonta aos finais do séc. XIX, mas a sua utilização clínica tem vindo progressivamente a tomar um lugar mais relevante nos últimos anos.
A Ozonoterapia é uma prática terapêutica em que se aplica ozono clínico para tratar um amplo número de patologias. Deste modo, a quantidade de oxigénio na zona afetada aumenta, resultando numa melhor nutrição e oxigenação tecidular e numa renovação dos tecidos em redor.
O ozono possui propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, drenantes, oxigenantes, antioxidantes e anti radicais livres, o que faz da Ozonoterapia um tratamento útil em diferentes situações clínicas, com resultados favoráveis em múltiplas afeções, designadamente na área das doenças dos ossos, músculos e articulações.
É ainda coadjuvante da terapia oncológica, melhorando o estado dos pacientes submetidos a quimioterapia e outros tratamentos oncológicos. Após uma primeira consulta, o terapeuta especialista define o protocolo a seguir no tratamento. Este depende da patologia, da condição e da resposta do paciente.
Situações em que pode ajudar
Muito utilizada para tratar dor crónica, a Ozonoterapia é atualmente utilizada em mais de 250 doenças.
Tem também um vasto campo de aplicação em estética, nomeadamente, varizes e derrames, celulite, anti idade, acne, alopecia, entre outros.
Contacte-nos para saber mais e descubra como a Ozonoterapia pode ajudar no seu caso específico.
Algumas doenças abrangidas pela Ozonoterapia são:
- Problemas circulatórios arteriais e venosos periféricos, cardíacos e cerebrais;
- Feridas (infetadas ou não), úlceras varicosas;
- Pé diabético;
- Queimaduras;
- Doenças intestinais (colites, fistulas);
- Doenças infeciosas (bacterianas, virais, fúngicas, parasitárias) incluindo pneumonais, infeções pós cirúrgicas, infeções urinárias de repetição, hepatites, etc.;
- Doenças reumáticas (cansaço, fadiga);
- Doenças dermatológicas;
- Doenças renais;
- Doenças ortopédicas (tendinites, lesões articulares, lesões musculares crónicas, hérnia discal);
- Doença de Parkinson, Alzheimer e Enxaquecas;
- Pode ser aplicada como terapia coadjuvante em pacientes com cancro;
- Fibromialgia;
- Etc…